O criador Enzo Rossini Camacho, que pela vez participa do Nacional da Raça Paint Horse, afirmou que o Haras Raphaela, em Tietê (SP), onde acontece o torneio, possui uma excelente estrutura. “Achei uma estrutura fantástica. É algo surreal! É muito bonito, parece até que você está em outro país. É muito difícil ver uma estrutura tão grandiosa assim aqui no nosso país. Eu recomendo a todos participar!”
Camacho trouxe do Haras EZ, de Lutécia (SP), a potra Rossana Cool Impress EZC e conquistou alguns títulos importantes nessa estreia. “É muito gratificante participar pela primeira vez. É uma emoção muito grande fazer novos amigos, conhecer outros criadores e, sem dúvida, é indescritível quando você entra na pista, consegue ganhar o primeiro prêmio e fazer uma campeã.”
Além do título de Campeã Nacional 1 Ano Amador e Aberta, a potra Rossana Cool Impress EZC venceu o Concurso de Pelagem mais Bonita. “Essa é uma potra muito especial. O nome dela, inclusive, é em homenagem à minha mãe. Foi uma das primeiras potras que nasceu lá na fazenda. Ela é muito bonita e é uma emoção enorme vê-la vencer.”
Sobre o esporte com cavalos Paint Horse, Camacho acredita que a tendência é de crescimento para os próximos anos. “O esporte na raça Paint vem numa crescente. Dá para perceber que tem muitos criadores novos começando, o que está aquecendo o mercado. Então acho a raça Paint está com potencial muito grande. Acho que só tem a crescer.”