Protocolo Sanitário Unificado de Bovinos e Equinos foi entregue nesta segunda-feira

Protocolo Sanitário Unificado de Bovinos e Equinos foi entregue nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 27, entidades representativas de raças equinas, modalidades esportivas e atividades correlatas realizaram a entrega oficial do Protocolo Sanitário Unificado regulamentando a realização de provas equestres, exposições morfológicas, julgamentos e leilões no estado de São Paulo.

Logo após a entrega do documento, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues, e o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, deputado estadual Itamar Borges, fizeram pronunciamento aos representantes das entidades em reunião virtual.

O documento foi a primeira medida tomada pelas entidades, que agora irão aguardar as decisões dos órgãos governamentais estudais, bem sugestões oficiais de alterações no Protocolo.

Vale ressaltar que o protocolo cumpre todas as legislações já existentes e previstas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apresentando medidas básicas para mitigar todos os pontos de contaminação, desde a saída do animal da propriedade, até a chegada ao local da atividade e seu retorno.

Além da ABCPaint, o Protocolo Sanitário Unificado foi assinado por entidades como Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Árabe (ABCCA), Quarto de Milha (ABQM), Brasileiro de Hipismo (ABCBH), Mangalarga Marchador, Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e Raça Mangalarga. Também assinam o Protocolo unificado a Confederação Nacional de Rodeios (CNR), Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais, Jockey Club de São Paulo, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Federação Paulista de Hipismo e Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abraveq), entre outras entidades.