No último sábado, dia 3, foi realizado o workshop sobre as técnicas de reprodução utilizando sêmen congelado do QUALITY SAMPLE PROGRAM –Programa de Amostra de Qualidade, que visa o melhoramento genético da Raça Paint Horse no Brasil. O programa vem sendo executado por meio da American Paint Horse Association (APHA) em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo da Raça Paint (ABC Paint), o U.S. Livestock Genetics Export, Inc. (USLGE) e com apoio do United States Department of Agriculture (USDA). O local do evento foi o Horses Ranch, em Botucatu (SP).
O evento foi apresentado por Billy Smith, Secretário Executivo da APHA, Martin Sieber, CEO do USLGE além do Dr. Felipe Resende,veterinário da Oswood Stallion Station no Texas
O workshop foi direcionado aos criadores e veterinários relacionados com éguas selecionadas pelo programa para receber o sêmen dos renomados garanhões Eletric Snow e Gunnatrashya, ambos de linhagens comprovadas no mercado americano.
O workshop teve início às 14 horas e reuniu 32 participantes, além de representantes da Terrasemen e da Organnact, empresas patrocinadoras do evento. No final da tarde, foi realizado uma aula prática, com uma das éguas alojadas no Horses Ranch. “Foi realmente sensacional. Todos os presentes saíram satisfeitos e o pessoal internacional gostou demais do envolvimento dos criadores”, afirmou o Diretor Internacional, Francisco Garcia.
Segundo ele, o evento contou ainda com a presença de alguns membros da Diretoria da ABC Paint, Roberto Rocha do Haras R3, Vice Presidente, além de José Cardinali e Roberto Oliveira, do conselho fiscal da ABC Paint; Também esteve presente Dr. Rafael Daia, Superintendente técnico do Stud Book da ABCPaint; o Diretor da Revista Paint Horse Magazine, Lucas Machado, e do Gerente de Novos Projetos da Revista, Arthur Machado.
No encerramento, foi oferecido um jantar patrocinado pela American Paint Horse Association (APHA) juntamente com o USLGE, com churrasco fogo de chão.
“Essa é uma nova etapa, no que diz respeito à genética, dentro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Paint Horse. Isso porque são dois garanhões com genética excepcional, com comprovação de resultados nos Estados Unidos e com comprovação de resultado também dentro da raça Quarto de Milha e da raça Paint nos Estados Unidos e no Brasil. É um valor agregado muito grande aos produtos que vão nascer originário dessas éguas”, ressaltou Francisco Garcia.
O Diretor Internacional lembrou ainda que o Programa de Qualidade Genética foi amplamente divulgado por meio das redes sociais da ABCPaint e que a seleção das éguas obedeceu aos seguintes critérios: as éguas precisavam ser registradas na APHA ou ABC Paint; os registros de propriedade deveriam ser atualizados com a APHA.
Além disso, as éguas foram avaliadas por Comissão com base no pedigree, registros de desempenho (Ranking), registros de progênie (Ranking de Reprodutoras) e fotos. Já os proprietários/candidatos deveriam ser ou tornar-se membros da APHA e da ABCPaint e comprometer-se a participar do seminário de capacitação técnica em 3 de setembro. Também era preciso comprometer-se a usar o sêmen congelado e pagar todas as despesas veterinárias e de hospedagem incorridas por sua égua. Por fim, era preciso prometer registrar o potro resultante na APHA e na ABCPaint antes dos 90 dias após o nascimento.
“O sêmen é gratuito para as éguas, devendo os participantes arcar somente com custos do veterinário para o processo. Um investimento bastante baixo que vale realmente a pena pelo valor agregado que vai ter o produto nascido. A raça e os criadores do Brasil só têm a ganhar com esse Programa”, ressaltou Francisco Garcia.