A Associação Brasileira do Cavalo Paint Horse (ABCPaint) vem, juntamente com outras entidades representativas de raças equinas, modalidades esportivas e outras atividades correlatas, participando há semanas de reuniões para formular estratégias de ações que vêm sendo programadas e serão lançadas nos próximos dias. O conjunto de iniciativas tem por objetivo unir esforços e fortalecer a Cadeia Produtiva da Equideocultura, para então se criar o Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui).
Marcado para esta quinta-feira (23/07), o primeiro encontro virtual para discutir a proposta contará com a participação de representantes de associações de todo o país. Na ocasião será formada uma comissão para elaboração do estatuto e deliberação sobre a pauta prioritária: Realização de Provas/Covid-19, Mormo, Reforma tributária e Segurança Jurídica.
“A ABCPaint vem apoiando ativamente esta iniciativa, não apenas com ideias, como também com participação efetiva para a criação do Instituto. Aliás, a entidade chega em boa hora, porque a indústria do cavalo realmente precisa se unir para obter resultados concretos e se mostrar representativa de acordo com o tamanho dela. Tenho certeza de que com as entidades estando reunidas, os resultados favoráveis vão aparecer de forma mais rápida. Por fim, o próprio associado será grandemente beneficiado, visto que a Associação existe para atender aos anseios desses associados”, afirmou o Presidente da ABCPaint, Sergio Thomé Filho.
De acordo com ele, entre outras funções, o IBEqui terá como propósito promover a expansão do setor, fomentando atividades de relevância econômica, pública, social, sustentável e cultural, com base em estudos técnicos. A atuação do órgão deve abranger ainda o incremento de conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, Bem-Estar Animal, sanidade e responsabilidade social.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil conta com um rebanho de equinos com cerca de 5,7 milhões de animais. Isso indica que o segmento gera mais de 3 milhões de empregos e movimenta mais de R$ 16 bilhões ao ano (MAPA, 2016).
“Nesse contexto, é possível observar o quanto a equinocultura é expressiva no país, com atuação em diferentes setores da cadeia produtiva. A importância do setor revela ainda infinitas oportunidades de negócios, crescimento econômico e geração de renda para famílias de todo o país”, ressaltou o Presidente da ABCPaint.